Desenvolvido por:

DesignLab

b|ac

A B|AC foi fundada em 1997 pelos arquitetos João Pedro Backheuser (Rio de Janeiro, 1970) e Otavio Leonídio (Rio de Janeiro, 1965). Em 2014, Otavio Leonídio se desliga da sociedade para dedicar-se exclusivamente à academia e então, o escritório recebe sua denominação atual: B|AC - Backheuser Arquitetura e Cidade. Conforme originalmente concebido por seus sócios-fundadores, volta-se para uma prática abrangente e interdisciplinar da arquitetura e do desenho urbano.

Desde sua fundação, a B|AC esteve à frente de projetos de natureza diversa e de escalas variadas, desenvolvidos de maneira autônoma ou em parceria com outras empresas. Os projetos executados compreendem desde residências, edifícios habitacionais, creches e centros comerciais à operações de renovação e de infraestrutura urbana, de urbanização de favelas e de loteamentos informais, executados para clientes públicos e privados.

Dentre outros, a B|AC é responsável pelos seguintes projetos: Velódromo os Jogos Olímpicos Rio 2016; Desenho Urbano para áreas especiais do Porto Maravilha – Rio de Janeiro; Rio Cidade Realengo; Ponte Rio das Ostras; Favela Bairro Parque Alegria; Santo Amaro e Marechal Jardim e Urbanização das margens dos Rios da Bacia Iguaçu/Botas e Sarapuí. Em parceria com o escritório catalão Alonso-Balaguer-Riera, venceu o concurso “Porto Olímpico” (2011). Além disso, ganhou terceiro prêmio no concurso “Museu de Meio Ambiente – Jardim Botânico do Rio de Janeiro” (2010); menção honrosa nos concursos “Centro Cultural de Eventos e Exposições – Parati” (2014) e “Complexo Hotel Paineiras” (2009); segundo prêmio no concurso “Centro de Visitantes do COMPERJ” (2008); foi selecionada no concurso “Rio Cidade dois” (1997) e finalista nos concursos “Casa FIRJAN da Indústria Criativa“ (2012), “Praça Visconde de Cayrú e Adjacências” (2001) e "Ver-o-Peso Patrimônio da Humanidade" (1999). Em parceria com o arquiteto Christian de Portzamparc, desenvolveu estudo para o projeto Eixo Tamanduateí em Santo André (SP).

joão pedro backheuser
é Mestre em Arquitetura e Desenho Urbano pela Universidade Columbia (NY/2000), onde recebeu Prêmio de Excelência em Projeto pelo conjunto de trabalhos apresentados; Especialista em Arquitetura Brasileira pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (Recife/1997) e Arquiteto Urbanista pela Universidade Santa Úrsula (RJ/1994). Atuou como Professor de Projeto de Arquitetura na Universidade Santa Úrsula (2001) e como Professor de Projeto de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estácio de Sá (2001 a 2006). Além disso, João Pedro tem cursos de especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Gestão de Projetos e pela Fundação COPPEAD. O arquiteto foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura com o livro “Sergio Bernardes” (orgs. Kykah Bernardes e Lauro Cavalcanti), do qual participou como autor do artigo “Estruturas que se lançam no espaço”. Foi membro do Conselho Deliberativo do IAB-RJ (2010/11);  Diretor Presidente do Laboratório de Projetos Studio X – Rio da Universidade Columbia (NY) e membro suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - Departamento Rio de Janeiro.